Em linhas gerais, o Redirect 301 é uma instrução no servidor que informa que a Página A agora é a Página B, de forma que quando o visitante acessar a Página A será automaticamente remetido para o endereço da Página B.

Mesmo fazendo parte do universo técnico, o Redirect 301 é uma ferramenta que todo profissional de Marketing e dono de empresas,  deve conhecer, já que ela pode ter forte impacto na experiência do usuário e também nos resultados da sua empresa em ferramentas de busca.

Quando você digita uma URL em seu navegador, ele vai até o servidor web, onde a página esta hospedada, e tem a intenção de buscar o conteúdo que ali estiver. O servidor, por sua vez, retorna com um código para seu navegador. Normalmente este código é HTTP 200, que significa que sua página está ok e dessa forma o site é carregado normalmente. Alguns outros códigos de retorno:

  • 500 – Internal Server Error – indica uma falha interna no servidor. Há diversas razões que podem resultar neste erro, como por exemplo, erros de permissões na leitura ou ainda uma falha na estabilidade do site;
  • 404 – Page not Found – indica que a página não foi encontrada. Isso significa que o arquivo (página) hospedado neste servidor não foi encontrado, comentaremos mais abaixo sobre esse erro e como resolvê-lo;
  • 302 Temporary redirect – é um redirecionamento de uma página para outro endereço, mas com indicação de caráter temporário, não permanente.

Entre esses códigos, está o 301, que informa ao seu navegador que a página ou site acessados mudaram permanentemente de endereço;

O principal motivo para utilizar o redirect 301 é que ele transmite quase que integralmente a autoridade do antigo endereço para o novo, o que não acontece com o redirect 302 ou com redirecionamentos feitos por meio de javascript.

Por isso, são 3 as situações mais comuns em que o redirect 301 faz todo sentido:

Migração de páginas que não existem mais (erro 404):
Em alguns casos, é natural que você queira que uma página, uma campanha ou algum outro conteúdo do seu site deixe de existir. E só tirar esse material do ar não vai manter o site com a melhor experiencia possível ao seu visitante, já que ao visitar algum desses endereços o usuário vai receber o famoso aviso “páginas não encontradas” (erro 404).

Nesse caso, o ideal é redirecionar o usuário para alguma outra página que seja mais amigável, de preferência com conteúdo relacionado ao antigo.

Migração de sites
Há casos em que a intenção não é mudar só uma página: é mudar um site inteiro!

A SEOmoz, uma das principais ferramentas de SEO do mercado, há algum tempo mudou seu nome para Moz. Com isso, vem o trabalho de passar todo o site para o novo endereço. Como já tinham muita autoridade no endereço antigo e queriam transmitir isso para o novo, o redirect 301 acabou sendo a alternativa perfeita.

Todos que acessam o endereço antigo já caem na página nova e o Google entende e valoriza o site novo da mesma forma como faria com o antigo.

Esse trabalho deve ser realizado por profissionais competentes que atuam nesta area, pois qualquer erro neste sentido pode complicar e estragar todo o seu planejamento de visualização de seu material.

Conte com a Weblite para este tipo de trabalho.