Os aplicativos móveis são parte de uma grande inovação digital que conquista milhares de usuários a cada dia, tornando-se, basicamente, uma obrigação para qualquer tipo de negócio, como no caso dos websites.

Seu uso é capaz de ampliar a experiência de navegabilidade e interatividade do consumidor, oferecendo diversas vantagens para qualquer empresa que decida investir nesse recurso, como o aumento da credibilidade da marca, por exemplo. 

O desejo de garantir um bom aplicativo móvel para o seu negócio traduz a preocupação em chegar até seu público da melhor forma. Por isso, quem está em busca de uma boa solução para melhorar a oferta de produtos e/ou serviços de sua empresa deve levar em conta os custos desse processo ainda na fase de planejamento. 

Com isso em mente, preparamos um artigo para responder às dúvidas mais frequentes a respeito do assunto. Se você ainda não sabe quanto custa fazer um aplicativo e os fatores envolvidos neste processo, mas tem interesse em desenvolver um para sua marca, continue a leitura!

Benefícios de ter um aplicativo próprio

Devido ao fato da estruturação de estratégias mobile fazer parte de um mercado consideravelmente novo, é comum haver diversas dúvidas e incertezas em relação ao assunto, principalmente a respeito das vantagens que um aplicativo móvel pode proporcionar à empresa. 

Quando comparado aos websites, o aplicativo destaca-se por proporcionar uma navegação mais rápida e permitir notificações no próprio aparelho, além de manter-se fixo na tela do celular. 

Apesar do aplicativo ser mais vantajoso em alguns sentidos, sua utilização não pode descartar a necessidade de se ter um site 100% responsivo, ferramenta essencial para qualquer empresa. 

Além da questão da navegabilidade e das notificações, ter um aplicativo corporativo para sua empresa também é capaz de oferecer: 

  • Clareza na comunicação

O desenvolvimento de um aplicativo próprio permite muita adaptabilidade de acordo com as necessidades do negócio, possibilitando até mesmo a organização da comunicação interna da empresa no mesmo. 

A integração aos sistemas da empresa permite, também, a realização de ações como controle de estoque, visualização de relatórios, acompanhamento de metas, atividades e extratos de vendas, envio de avisos, e muito mais. 

  • Atendimento rápido

A agilidade no atendimento acontece devido ao aplicativo instalado em dispositivos móveis dos consumidores criar, de forma automática, um canal de comunicação entre a empresa e o cliente. Essa otimização oferece maior eficiência no atendimento, melhorando o relacionamento com o cliente. 

Dessa forma, demandas como dúvidas, solicitações e esclarecimentos, poderão ser gerenciadas diretamente no aplicativo. Além disso, o download da ferramenta é um ótimo gerador de leads uma vez que é capaz de medir o interesse do público na sua marca, produtos e/ou serviços. 

  • Leitura offline

Os aplicativos com o recurso de interatividade online se tornam uma ótima alternativa em momentos que o sinal de internet se encontra indisponível, seja por algum tipo de problema de rede ou devido a uma localização fora de área.

  • Ganho de credibilidade de marca

Enquanto no passado o maior diferencial para as marcas em termos digitais era ter um site próprio, atualmente este diferencial passou a ser ter um aplicativo próprio. Além disso, esse é um fator capaz de destacar a empresa diante dos concorrentes. 

  • Construção da marca 

Um bom aplicativo móvel é capaz de favorecer a construção da marca a partir do número de downloads, que está diretamente relacionado com o envolvimento dos consumidores com sua empresa. 

Consequentemente, o alcance dos seus produtos, serviços e conteúdos aumentará, permitindo a geração de novas oportunidades a todo momento. 

  • Diferenciação de mercado 

Hoje em dia, são poucas as empresas que investem na criação de um aplicativo próprio. Ou seja, ao investir em um aplicativo móvel para o seu negócio, você se coloca em vantagem em relação aos concorrentes

  • Maior visibilidade 

Com um aplicativo próprio, sua empresa estará na visão do cliente a todo momento. Já ouviu falar que ver e ouvir uma marca com frequência pode induzir o consumidor a comprar do seu produto ou serviço? 

  • Research On-the-fly

Trata-se do acesso a dados relevantes dos consumidores para a sua empresa a partir da instalação do aplicativo móvel, como contatos, número de telefone, dados de localização, amigos, seguidores, etc. 

Fatores a considerar antes de criar um aplicativo

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Para conseguir ter uma noção do quanto custa fazer um aplicativo, é preciso, primeiramente, avaliar as verdadeiras demandas que deverão ser atendidas através desta ferramenta e entender como ela é produzida, evitando gastos desnecessários. 

Apesar de utilizar tecnologias e softwares diferentes dos utilizados em sites, o desenvolvimento de um aplicativo também requer conhecimentos em programação de código avançado e design

Antes de criar um aplicativo móvel para a sua empresa, é importante ter em mente que o custo final depende de diversos fatores e variáveis que precisam ser levados em consideração, como: 

  • Objetivos a serem atingidos através do aplicativo

O primeiro passo antes de criar um aplicativo móvel para a empresa é traçar o que pretende obter através desta ferramenta. Recomenda-se a realização de um levantamento acerca de todas as demandas que necessitam ser atingidas, como os problemas a serem resolvidos e as facilidades que devem ser oferecidas para os seus clientes por meio do aplicativo

  • Nível de complexidade 

Independente de um aplicativo ser simples ou complexo, há um fator que deve estar sempre presente para garantir a satisfação dos usuários: uma interface leve, prática e intuitiva, de forma a atrair o público e o manter interessado no aplicativo, para que não o desinstale. 

Para definir se o nível de complexidade de um projeto é baixo, médio, ou alto, depende sempre das características e funcionalidades do aplicativo, bem como a interface e design, as plataformas em que estará disponível e outros fatores, pois cada recurso requer um tempo de desenvolvimento e um custo para sua produção e implementação. 

  • Características do aplicativo

Nesta etapa, é momento de definir todas as características do aplicativo, desde quem vai usá-lo e quais serão suas funcionalidades, até sua organização e recursos básicos, como:

  • Plataformas e sistemas operacionais (iOS e Android)
  • Acesso: necessidade de login e controle de usuários
  • Qualidade do aplicativo (nativo, híbrido ou webapp)
  • Internacionalização e línguas estrangeiras
  • Capitalização (anúncios, compras, assinatura, etc.)
  • Segurança e privacidade
  • Estrutura de navegação
  • Acessibilidade
  • Interface (layout)
  • Integrações com outros sistemas
  • Infraestrutura backend e admin
  • Manutenção e atualizações
  • Serviços disponibilizados
  • Aplicativo pago ou gratuito
  • Prazo do projeto
  • Tempo para o desenvolvimento

É claro que nem sempre é possível tomar todas essas decisões por conta própria. Por isso, sempre busque orientação profissional com especialistas da área e solicite um orçamento

  • MVP

A sigla MVP significa “Mínimo Produto Viável”, que consiste na análise da viabilidade mínima do aplicativo. Esta etapa é a responsável por definir os principais requisitos, funcionalidades e recursos que serão incrementados na ferramenta. 

A partir do MVP, o desenvolvimento do aplicativo móvel é focado nos pontos essenciais do software de acordo com as necessidades de cada negócio. Dessa forma, a precificação do serviço acaba tornando-se mais fácil e prática, evitando gastos desnecessários e adaptando o projeto de acordo com os desejos da empresa contratante e a realidade do desenvolvedor. 

Profissionais necessários para a produção de um aplicativo móvel 

A mão de obra necessária no processo de desenvolvimento de um aplicativo móvel também influencia nos custos do projeto, por isso, é importante saber quais profissionais estarão envolvidos em sua produção. 

A seguir, veja quais profissionais são necessários para desenvolver e executar um projeto de aplicativo para celular:

  • Designer e webdesigner

Os profissionais de design e webdesign são responsáveis por projetar e aplicar um layout que deve ser simples, autêntico e atrativo, além de proporcionar praticidade e velocidade de uso ao aplicativo. Seu papel é fundamental para o sucesso do projeto, uma vez que a interface do software é a primeira impressão que qualquer pessoa que utilizar o aplicativo terá sobre ele. 

  • Desenvolvedor e programador

São eles que transformam as especificações do aplicativo em código, seguindo as orientações técnicas do arquiteto e do analista de sistemas. 

Bons desenvolvedores de software para aplicativos móveis não são fáceis de encontrar. Por isso, os profissionais disponíveis no mercado são disputados e a hora de trabalho tem um valor alto, o que pode influenciar no custo final do projeto.

  •  Gerente de projetos 

A produção de um aplicativo móvel envolve inúmeras atividades e, por isso, é necessário o trabalho de um profissional para gerenciar os processos e garantir a qualidade do fluxo de desenvolvimento do projeto.

  • Analista de sistemas 

É o especialista responsável por compreender e garantir que todas as necessidades de negócio do cliente sejam atendidas no projeto, além de especificar de forma escrita tudo o que precisa ser feito. 

  • Arquiteto de Software

Estuda e analisa as demandas e necessidades do projeto para definir a arquitetura técnica que melhor se encaixa para a situação, além de participar ativamente na parte de programação do aplicativo

  • Outros profissionais 

Além disso, o desenvolvimento de um software pode acabar precisando do trabalho de profissionais de áreas bem específicas, como em casos de sistemas que envolvem inteligência artificial ou big data, por exemplo. Essa lista pode contar com: 

  • Desenvolvedores full-stack, interação de backend, mobile e web
  • QAs
  • Analista de banco de dados (DBA)
  • Analista de Testes
  • Especialistas em cibersegurança
  • Designers de UI/UX.

Avaliando custos

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Anteriormente, citamos que existem diversos fatores que podem aumentar a complexidade e, consequentemente, o custo de um aplicativo móvel

Diferente de outros tipos de serviço, a criação de um aplicativo não envolve custos com material, pois todo o custo está concentrado na mão de obra necessária para o desenvolvimento do projeto, que trata-se de um processo completamente intelectual, realizado por profissionais com formação lógica e matemática. 

Este tipo de mão de obra é escassa e altamente disputada no Brasil e no mundo, ou seja, não é barata. Além disso, existe o custo dos servidores que irão hospedar o seu software, que normalmente é uma despesa mensal. 

Também inclui-se o custo para o design do aplicativo, toda a parte visual que compõe a experiência que o usuário terá com ele. 

E não acaba por aí: ainda há o custo para publicar o aplicativo na Play Store (loja do Google) e na App Store (loja da Apple): U$ 25 (pagos uma única vez) e U$ 100 (valor anual), respectivamente. 

Resumindo, os custos para desenvolver um aplicativo envolvem, basicamente:

  • Mão de obra
  • Horas de desenvolvimento (ou seja, muitas horas de trabalho)
  • Custo mensal de servidores
  • Custo para publicar o aplicativo nas lojas.

Quanto custa manter um aplicativo?

Além do desenvolvimento, ter um aplicativo para sua empresa requer gastos para mantê-lo ativo. Por exemplo, para guardar as informações dos usuários, será preciso um banco de dados, que exige certo valor para manter-se em um servidor. 

Confira alguns dos possíveis custos para manter um app:

  • Serviço de SMS
  • Geolocalização
  • Anúncios no aplicativo
  • Serviço de Notificações Push
  • Gateway de pagamento
  • Time de suporte ao aplicativo
  • Time de customer success (sucesso do cliente/usuário)

Lembre-se: cada projeto tem suas particularidades, portanto, pode necessitar ou não destes requisitos ou até, em alguns casos, de outros completamente diferentes, alterando os custos finais do projeto. 

Afinal, quanto custa fazer um aplicativo?

Como foi possível notar ao longo deste artigo, existem diversas variáveis inseridas no processo de desenvolvimento de um aplicativo móvel, todas suscetíveis a influenciar no valor final do projeto. 

O ideal é começar solicitando orçamento com ao menos 3 fornecedores diferentes, a partir de uma mesma especificação técnica. Portanto, antes de fazer um orçamento, é preciso ter planejado o projeto do app.

Confira a seguir uma lista com valores médios para  a criação de aplicativos móveis

  • 15 a 30 mil reais:

    Média comum para aplicativos desenvolvidos para apenas uma plataforma, ou seja, apenas para IOS, ou Android, ou Windows Phone, etc. Apresentam uma interface simples, pouca ou nenhuma interatividade e com exibição de dados nativos. 

  • 30 a 60 mil reais:

    Normalmente diz respeito a projetos multiplataformas, com interatividade e gerenciamento de demandas. 

  • Acima de 60 mil reais:

    Trata-se de projetos com maior complexidade, incluindo integração de dados externos e a funcionalidade de e-commerce. 

Em linhas gerais, um aplicativo de pequeno porte consome, aproximadamente, entre 200 e 1.000 horas de trabalho. Os valores variam muito, mas podemos colocar o custo para o desenvolvimento de aplicativos entre R$ 15 mil e R$ 80 mil, enquanto projetos mais complexos podem custar até mais de R$ 100 mil.

A duração dos projetos também pode variar bastante, podendo ser de 3 a 4 meses para os mais simples e até 1 ano para os aplicativos mais complexos.

É importante lembrar que, depois de pronto, o aplicativo ainda terá outros custos: manutenção, atualizações e hospedagem em um servidor. O custo para contratar esses serviços têm média de R$ 500 mensais, no caso de aplicativos de pequeno porte. No caso de aplicativos mais complexos, que vão exigir servidores mais potentes, o custo total pode variar entre R$ 5 mil a R$ 30 mil por mês.

Estes valores servem apenas como uma base de investimento para uma empresa desenvolver o projeto de um aplicativo móvel, mas para chegar até o custo final verdadeiro, é preciso realizar um trabalho de análise completo, acompanhado de um plano de negócio. 

Ressaltamos também que muitos dos fatores envolvidos no processo de produção de um aplicativo são personalizáveis de acordo com o seu orçamento e necessidades. 

Conclusão

Esperamos que você tenha entendido a importância dos aplicativos corporativos para consolidar a presença da sua empresa no universo mobile e como funcionam os custos envolvidos neste tipo de projeto. 

Como visto anteriormente, para definir o custo da criação de um aplicativo móvel, há várias decisões a respeito dos objetivos da sua empresa com essa ferramenta que precisam estar resolvidas.

Nós sabemos que esses fatores não são fáceis de serem analisados, principalmente sem o auxílio de uma equipe especializada. Por isso, solicite um orçamento com a Weblite!

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